Bibliografia de Tonzinho Saunier
Presidente do Instituto Memorial de Parintins - IMPIM
O Instituto Memorial de Parintins confraterniza com todos vocês o aniversário da Biblioteca Municipal Tonzinho Saunier.
A importância de Tonzinho Saunier vai além do seu legado em livros. Com determinação e simplicidade registrou os acontecimentos históricos e a memória de Parintins, mas não só isso. Em sua poesia registrou também o saber do homem da Amazônia, seus usos e costumes, valorizou a cultura e a identidade amazônida.
E como qualquer pessoa que se dispõe a realizar ações pioneiras, sofreu para desenvolver suas idéias e publicar seus livros. Após a publicação dos trabalhos, os “críticos”, lá de dentro de suas salas, gabinetes, nas rodas de conversa se dedicavam e se dedicam, a apontar os defeitos.
Certa vez um doutor sabe lá de onde, disse que o trabalho de Tonzinho Saunier não tinha peso acadêmico, que era uma narrativa mentirosa. O referido doutor era um desses que chegam e se quer interagem com o universo de nossa cidade, apenas chegam, reclamam de nossa forma de dialogar com a vida e vão embora. Vão sem nunca ter procurado conhecer nossa história, nossos lugares de memória. Infeliz o comentário!
Tonzinho deixa um registro fundamental na construção da história e da memória de Parintins. Mas quem trabalha em prol da cultura sofre com esse tipo de julgamento, então o tempo, ora algoz ora aliado nos apresenta a resposta. Algoz quando insiste em nos dizer que tudo tem sua “hora”. Aliado, pois fortalece, faz justiça e impõe o devido respeito quando a tão sonhada “hora” chega. E chega em momentos como esse!
Hoje Tonzinho continua a nos ensinar, a nos conduzir pelas ruas da memória de Parintins, continua escrevendo e poetizando rimas e versos por meio da obra de novos poetas, estudantes, educadores, pois estes bebem na fonte de seus livros.
Exatamente essa troca de conhecimento lhe assegura a continuidade, a cidadania eterna. Tal qual a samaumeira, árvore imponente na mata, lança ao vento suas sementes para que encontrem solos férteis e floresçam, renovando assim, o ciclo da vida, pois o conhecimento só floresce quando compartilhado.
Esse é o nosso agradecimento a família Saunier, que aqui chegaram e fixaram suas vidas e nos presentearam com Tonzinho que é um referencial da nossa poesia, memória, história e cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário